Budismo engajado

“Meditar não é retirar-se, escapar da sociedade, mas sim preparar-se para reentrar nela de forma efetiva. Chamamos isso de budismo engajado”.

(Thich Nhat Hanh, Caminhos para a paz interior)

Budismo engajado é o modo de prática da sangha Jizen Ji. Temos na ação social, um modo de praticar a compaixão que cultivamos nos três tesouros, Buda, Dharma e Sangha.

Buda, com o modo de vida búdico, somos Buda, a face da iluminação. Quando praticamos o estado búdico de forma engajada, a compaixão surge como parte dessa natureza iluminada.

Dharma, o ensinamento supremo. Passado de mestre para mestre, ao longo de gerações, e praticado no aqui e agora, nas necessidades reais de todos os seres. Não existe dharma teórico, o dharma é vida, se move com a prática.

Sangha, o lugar de harmonia. A convivência com pessoas que vivem o dharma e o Buda, nos leva a criar comunidades de paz, não para manter essa comunidade fechada, para privilegiados, mas para espalhar o cultivo da paz e o exercício da compaixão.

E nos três tesouros, nos voltamos a nós mesmos e tomamos refúgio. Para que os méritos de nossa prática possam beneficiar muitos seres.

Venha praticar conosco, todo sábado, 19h, no templo Jizen Ji (Instituto Sérgio Murilo). Para saber das atividades do Jizen Ji, converse com o monge Tokushi: 48 98467-3606.

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.