Palestra: Fazendo as pazes com o meio ambiente

No sábado, 17/6, às 14h, o monge Tokushi esteve no Ceart Udesc, no festival Imin Matsuri para dar uma palestra sobre a conexão humana com a natureza e quais as verdadeiras causas de todos os problemas ambientais e sociais que vivemos hoje em nosso mundo. O festival Imin Matsuri é promovido pela Nipocultura, para celebrar a imigração japonesa.

No Budismo, aprendemos a reconhecer as causas, para trabalhar no ponto de partida do Karma, aquele momento em que devemos honrar nossos preceitos de evitar o mal e fazer o bem, para que possamos agir de fato em benefício de todos os seres sencientes. E quando falamos em seres, falamos de toda forma de vida, dos líquens aos grandes mamíferos, do vento que movimenta nosso clima à água que permite que tenhamos vida em nosso planeta.

Devemos aprender a respeitar toda forma de vida. E compreender que se não compreendemos a causa da destruição do mundo, estamos criando as causas da nossa própria destruição. Pois não estamos desconectados da natureza, somos natureza. E ao intoxicar nosso ambiente, descuidar do nosso lixo, do escapamento de nossos automóveis e do nosso consumo excessivo, estamos sendo a causa da nossa própria destruição.

Que sejamos então, uma causa benéfica. Que criemos as condições para respeitar a vida, observando nossas atitudes e nos disciplinando em virtudes, tomando refúgio nos preceitos de não matar nenhuma forma de vida, evitar o mal e fazer o bem.

Que os méritos desta prática possam beneficiar todos os seres.

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.