Aula: Alimentação guarani

Já ouviu falar que você é o que você come?

Na live de sexta, 10/12, conversamos com o professor Floriano da Silva, guarani da Tekoá Marangatu, sobre a alimentação no modo de vida indígena, a valorização da comida como alimento para a saúde integral.

Ele falou sobre o plantio, que normalmente é feito no ano-novo indígena, na primavera, a partir de setembro. Antes de plantar as sementes, eles fazem a consagração na opy, a casa de reza, para produzir em abundância. Na primeira colheita, eles também fazem a consagração dos alimentos.

A aula ficou gravada no Instagram: https://www.instagram.com/p/CXTvTbrFZJP/

O plantio nem sempre é bem sucedido, principalmente porque a terra se cansa. Quando os indígenas viviam livres na terra, podiam migrar de um lugar para outro, deixando a terra descansar. Mas agora, confinados em aldeias, têm pouco espaço e terra pouco fértil.

O professor Floriano defendeu em 2020, a monografia “Comida Guarani da Aldeia Tekoa Marangatu na Atualidade”, na licenciatura em História, da Universidades Federal de Santa Catarina, UFSC. Leia abaixo um trecho da monografia:

“Na cosmologia guarani, a comida representa um dos mais importantes elementos para o desenvolvimento e o crescimento dos corpos e da alma dos indivíduos. Principalmente as comidas feitas do milho, a doçura do milho no corpo e na alma tornam as pessoas dóceis, fortes, justas e saudáveis.

Na atualidade, a comunidade pratica a agricultura familiar, individual e coletiva, por todo o ano para seus próprio sustento. Algumas famílias também praticam a pesca, fazem armadilhas para pegar algumas caças, apesar de que na Terra Indígena há pouca caça e pesca.

Os mais velhos sempre aconselham os jovens a produzir seus próprios alimentos sem agrotóxicos, a consumirem para manter seu corpo saudável e durável, pois as comidas típicas são sagradas, fornecidas por Nhanderu, por isso, não é apenas para saciar a fome, mas também para auxiliar no fortalecimento físico, mental e espiritual”.

Para ler a monografia completa do Professor Floriano, clique no link: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204878

Para assistir à aula no Instagram: https://www.instagram.com/p/CXTvTbrFZJP/

Quer conhecer mais sobre a aldeia e deixar seu apoio à Ação Amigos da Aldeia? Os voluntários do Instituto Sérgio Murilo criaram um crowdfunding para arrecadar fundos para a compra de alimentos para a Tekoá Marangatu: http://benfeitoria.com/amigos-da-aldeia-marangatu-sja

Seja um Amigo da Aldeia 😀

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.