O projeto Aikidô: educando para a paz é um projeto de educação que oferece aulas de Aikidô com mensalidade gratuita para estudantes da rede pública de ensino de Florianópolis.
Desejamos propiciar a crianças e adolescentes, um espaço de prática do Aikidô, enquanto instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento de disciplina, autoconhecimento, e autonomia. As atividades que desenvolvemos em torno do Aikidô têm a contribuir com todo o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, incentivando a busca por uma vida saudável e, consequentemente, a consciência do que é uma vida mais saudável, sem violência, sedentarismo ou dependência de drogas, alguns dos maiores problemas que enfrentamos na atualidade.
Oferecemos o total de 32 vagas para todos os gêneros, com idades entre 11 e 15 anos, matriculados na rede pública de ensino. Os estudantes selecionados terão dois encontros semanais, em turno matutino ou vespertino.
As inscrições para 2024 estão encerradas. A próxima seleção ainda não tem data definida.
O objetivo geral do projeto é oferecer aulas de Aikidô com mensalidade gratuita para os estudantes da rede pública de ensino, de forma a estimular a consciência corporal, emocional e mental do praticante no reconhecimento e resolução harmônica de conflitos, em um processo no qual o praticante se torna corresponsável pelo seu saber.
Objetivos específicos:
Para concorrer a uma vaga:
Observação: o dôjô realiza exames de faixa e seminários, cuja participação não é obrigatória. Caso tenha interesse nestes eventos, há taxas específicas, divulgadas com antecedência.
A história deste projeto começa antes ainda do Instituto Sérgio Murilo e do Kaminowaza Dojô se formarem. Tudo começou quando Sérgio Murilo ainda era vivo. Ele tinha um sonho: queria dar oportunidade às crianças de conhecer o Aikidô, mas sabia que a prática era cara. Era necessário ter um modo de proporcionar o Aikidô gratuitamente para crianças que não têm condições de pagar.
Sérgio morreu em fevereiro de 2012 e seu sonho ficou em aberto. Mas seu amigo e colega de Aikidô, Altair Sensei, compartilhava deste sonho e idealizou o Instituto para realizar o sonho de Sérgio. Em 2014, fundou o Kaminowaza Dojô, e começou a procurar um lugar onde pudesse construir uma sede adequada para a prática. E então, encontrou o apoio de seu amigo Jair Farias, praticante do zen-Budismo. Ele cedeu o terreno onde foi construída a sede do Instituto e foi o arquiteto do prédio, erguido em madeira, em mutirão comunitário. Os primeiros alunos do Dôjô, os familiares e amigos do Aikidô e do zen ajudaram a erguer cada parede. E, juntos, fundaram o Instituto Sérgio Murilo em agosto de 2015. E em março de 2016, iniciamos o Projeto de Aikidô para Crianças.
Ao final da primeira etapa do Projeto, comemoramos resultados que observamos desde o princípio: a melhora no desempenho escolar e a mudança significativa do comportamento de cooperação em casa, na escola e na comunidade. A prática do Aikidô e a participação das crianças no cotidiano do Instituto abre oportunidades para que elas tracem seus próprios caminhos, cresçam como indivíduos e se desenvolvam socialmente.
Com esse histórico, em 2023, iniciamos o projeto da segunda etapa do Aikidô Social, o Aikidô: educando para a paz, para ser realizado a partir de 2024.
No Kaminowaza Dojô, a prática começa antes mesmo da aula começar. O aprendizado do Aikidô começa já ao entrar no Dojô: não temos faxineiros, todos ajudam a limpar e manter o local de prática limpo. Esta é uma prática de limpeza física que ensina a manter a mente limpa e organizada.
A disciplina nem sempre é fácil de se ensinar às crianças, pois há sempre muitas coisas a se fazer, pouco tempo livre e todos levamos vidas agitadas. Mas quando se tem um ambiente propício, a criança aprende disciplina com o exemplo. E é pelo exemplo que ensinamos no Kaminowaza Dojô. Nossos valores são alinhados com a missão do Instituto de promover uma educação integradora que ajude as pessoas a se desenvolverem plenamente para a felicidade pessoal e coletiva, por meio de práticas físicas, espirituais e trabalho voluntário, com visão do coletivo, em benefício de muitos seres.
Os praticantes do Kaminowaza Dôjô e seus familiares têm a oportunidade de colaborar com os projetos sociais do Instituto, por meio do voluntariado. Todas as atividades do Instituto são mantidas por trabalho voluntário e esta prática é estimulada a todos os praticantes de Aikidô, desde o primeiro dia, em todas as idades.
Os resultados que observamos nesses jovens se refletem em seu comportamento em casa, com a família, eles passam a ser mais colaborativos e conscientes de suas responsabilidades. Na escola, invariavelmente, eles obtêm uma melhoria nas notas e no rendimento geral.
Os aikidoistas também podem ampliar sua prática dando aulas para outros praticantes, quando atingem um determinado nível de aprendizado.
Preciso do uniforme (dogi / kimono) para praticar Aikidô?
Não. Você pode começar com uma roupa confortável de ginastica, como camiseta e calça de moletom que permita movimentos sem precisar ficar arrumando a roupa. Se tiver cabelos compridos, prenda e tire todos os acessórios como brincos, joias e piercings, para não se machucar.
Tenho condições especiais de saúde ou limitações físicas, posso me inscrever no projeto?
Sem nenhum problema! Todos temos limites e aprendemos a lidar com eles na prática de Aikidô. Já tivemos praticantes de baixa visão, com doenças autoimunes e baixa mobilidade e eles puderam praticar tranquilamente, evoluindo e ajudando a turma a evoluir também. A prática do Aikidô é harmonização com o ambiente, adaptação de todos os sentidos para trabalhar a energia ki. Logo, enxergar, ouvir, ou falar, não são extremamente necessários.
Onde fica o Kaminowaza Dojô de Aikidô em Florianópolis?
O Kaminowaza Dôjô fica no Sul da ilha de Florianópolis.
Endereço: Rua Nossa Senhora de Fátima, n. 291 – Areias do Campeche – Florianópolis – SC.
Para saber mais, fale com Altair Sensei, pelo telefone 48 98467-3606 (também pelo WhatsApp).
Onegaishimasu!
お願いします