AIKIDÔ: EDUCANDO PARA A PAZ

Inscrições encerradas. Próxima seleção em breve. Fique atento ao nosso site.

O projeto Aikidô: educando para a paz é um projeto de educação que oferece aulas de Aikidô com mensalidade gratuita para estudantes da rede pública de ensino de Florianópolis. 

Desejamos propiciar a crianças e adolescentes, um espaço de prática do Aikidô, enquanto instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento de disciplina, autoconhecimento, e autonomia. As atividades que desenvolvemos em torno do Aikidô têm a contribuir com todo o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, incentivando a busca por uma vida saudável e, consequentemente, a consciência do que é uma vida mais saudável, sem violência, sedentarismo ou dependência de drogas, alguns dos maiores problemas que enfrentamos na atualidade.

Oferecemos o total de 32 vagas para todos os gêneros, com idades entre 11 e 15 anos, matriculados na rede pública de ensino. Os estudantes selecionados terão dois encontros semanais, em turno matutino ou vespertino.

As inscrições para 2024 estão encerradas. A próxima seleção ainda não tem data definida. 

As inscrições para 2024 estão encerradas. 

 

Objetivos do projeto Aikidô: educando para a paz

O objetivo geral do projeto é oferecer aulas de Aikidô com mensalidade gratuita para os estudantes da rede pública de ensino, de forma a estimular a consciência corporal, emocional e mental do praticante no reconhecimento e resolução harmônica de conflitos, em um processo no qual o praticante se torna corresponsável pelo seu saber.

Objetivos específicos:

    • apresentar a filosofia e as técnicas do Aikidô, possibilitando aos praticantes, quando diante de conflitos pessoais ou interpessoais lançarem mão das atividades práticas que executaram no tatame de forma a solucionarem conflitos internos e externos;

    • treinar a coordenação fina de movimentos;

    • desenvolver a ampliar a inteligência emocional diante de conflitos internos e externos;

    • desenvolver a percepção corporal das emoções e a relação intrínseca da mente com o aspecto físico;

    • desenvolver a inteligência interpessoal;

    • estimular o trabalho em grupo na busca de soluções para problemas comuns, promovendo o compartilhamento de ideias na busca da solução de desafios individuais a serem superados com o auxilio dos outros; 

    • ensinar os valores da ética, da cooperação, da paz como prática interna e externa, do equilíbrio físico, mental e espiritual, do amor, da verdade, da não-violência e da solidariedade, pelo exemplo e pela prática;

    • estimular os valores do trabalho coletivo e voluntário, a parceria, a cidadania, o diálogo, direitos humanos e universais (não especistas), a democracia e a retidão (ou ação correta);

    • estimular os valores da resolução de conflitos pelo diálogo, liberdade, igualdade e a fraternidade entre todos os seres;

    • desenvolver a percepção de conhecimento adquirido, por meio de situações criadas em ambiente seguro que estimulem o praticante a buscar respostas nos saberes aprendidos nas diversas áreas de conhecimento.

Regras de seleção:

  1. Ter entre 11 e 15 anos de idade no ano da inscrição;
  2. Ser aluno de escola pública (municipal ou estadual);
  3. Residir no Sul da ilha;
  4. Não participar de nenhum outro projeto social enquanto estiver frequentando o Kaminowaza Dôjô.

Para concorrer a uma vaga:  

  1. O estudante interessado deverá comparecer com os pais ou responsáveis durante todo o processo seletivo para que estes tomem ciência e autorizem a permanência no projeto. Sem a presença do responsável no processo seletivo a inscrição para concorrer a vaga não poderá ser feita.
  2. Em dia e horário a ser divulgado em breve, o interessado deve comparecer ao Dôjô munido de uma cópia do histórico escolar do ano anterior, que será entregue a comissão de seleção. Suas notas não são quesito eliminatório, mas fazemos o acompanhamento do desempenho escolar do estudante que permanecer na prática de Aikidô, pois um resultado esperado é a melhoria no desempenho escolar.
  3. Durante o processo seletivo, o interessado fará algumas aulas experimentais. Para as aulas, deve comparecer com roupas confortáveis e adequadas, como calça de moletom e camiseta manga curta de cor clara sem estampa.
  4. Ao final do processo seletivo, os estudantes selecionados firmam um compromisso de honrar sua vaga e permanecer no projeto até o fim. A única taxa cobrada em todo o processo é a de associação ao Instituto Educacional e Cultural Sérgio Murilo, que é a organização sem fins lucrativos que mantém o Dojô. A taxa é uma anuidade no valor de R$120,00 (cento e vinte reais) e esse valor é destinado para despesas e manutenção, como compra de materiais didáticos, de limpeza e higiene e custos do prédio. O Instituto é mantido apenas com recursos vindos da prática do Aikidô e de doações, não recebemos auxílio financeiro público. Todos os instrutores do dôjô e o quadro de diretoria e manutenção das atividades são voluntários.

    Observação: o dôjô realiza exames de faixa e seminários, cuja participação não é obrigatória. Caso tenha interesse nestes eventos, há taxas específicas, divulgadas com antecedência.

O aprendizado do Aikidô começa já ao entrar no Dojô: não temos faxineiros, todos ajudam a limpar e manter o local de prática limpo. Esta é uma prática de limpeza física que ensina a manter a mente limpa e organizada.

Praticantes de Aikidô do Kaminowaza Dojô

Regras do Dôjô

  1. Chegar com 30 minutos de antecedências aos horários de treino;
  2. Auxiliar na limpeza do espaço do dôjô e zelar pela sua manutenção;
  3. Pedir autorização ao Sensei ou ao senpai responsável pela turma para entrar ou sair do dôjô;
  4. Respeitar o espaço e os equipamentos oferecido no dôjô;
  5. Ser respeitoso com o Sensei, senpai e kohai, tendo atitude cordial e condizente com o espaço da pratica do Budô;
  6. Apresentar-se com roupa adequada para a prática (camiseta e calça, dogi “kimono” quando for possível adquirir), limpa sem propaganda política, religiosa ou de empresas;
  7. A cada trimestre deverá apresentar o boletim escolar;
  8. Não sendo possível comparecer ao treino deverá informar antecipadamente ao responsável da turma, pelo WhatsApp;
  9. Será permitido somente duas faltas por mês sem justificativas;
  10. Em caso de doença que necessite afastamento mais prolongado deverá apresentar atestado médico;
  11. Deverá comparecer as atividades rotineiras de limpeza do Dôjô e dos jardins desde quando solicitado;
  12. Em caso de desistência durante o decorrer do projeto, deverá comunicar ao seu instrutor e preencher o formulário de afastamento. Deixando assim sua vaga disponível para aqueles que estão na lista de espera.

 

Histórico do Projeto Aikidô: educando para a paz

A história deste projeto começa antes ainda do Instituto Sérgio Murilo e do Kaminowaza Dojô se formarem. Tudo começou quando Sérgio Murilo ainda era vivo. Ele tinha um sonho: queria dar oportunidade às crianças de conhecer o Aikidô, mas sabia que a prática era cara. Era necessário ter um modo de proporcionar o Aikidô gratuitamente para crianças que não têm condições de pagar.

Sérgio morreu em fevereiro de 2012 e seu sonho ficou em aberto. Mas seu amigo e colega de Aikidô, Altair Sensei, compartilhava deste sonho e idealizou o Instituto para realizar o sonho de Sérgio. Em 2014, fundou o Kaminowaza Dojô, e começou a procurar um lugar onde pudesse construir uma sede adequada para a prática. E então, encontrou o apoio de seu amigo Jair Farias, praticante do zen-Budismo. Ele cedeu o terreno onde foi construída a sede do Instituto e foi o arquiteto do prédio, erguido em madeira, em mutirão comunitário. Os primeiros alunos do Dôjô, os familiares e amigos do Aikidô e do zen ajudaram a erguer cada parede. E, juntos, fundaram o Instituto Sérgio Murilo em agosto de 2015. E em março de 2016, iniciamos o Projeto de Aikidô para Crianças. 

Ao final da primeira etapa do Projeto, comemoramos resultados que observamos desde o princípio: a melhora no desempenho escolar e a mudança significativa do comportamento de cooperação em casa, na escola e na comunidade. A prática do Aikidô e a participação das crianças no cotidiano do Instituto abre oportunidades para que elas tracem seus próprios caminhos, cresçam como indivíduos e se desenvolvam socialmente. 

Com esse histórico, em 2023, iniciamos o projeto da segunda etapa do Aikidô Social, o Aikidô: educando para a paz, para ser realizado a partir de 2024. 

 

Aikidô e a prática da colaboração e da coletividade

No Kaminowaza Dojô, a prática começa antes mesmo da aula começar. O aprendizado do Aikidô começa já ao entrar no Dojô: não temos faxineiros, todos ajudam a limpar e manter o local de prática limpo. Esta é uma prática de limpeza física que ensina a manter a mente limpa e organizada. 

A disciplina nem sempre é fácil de se ensinar às crianças, pois há sempre muitas coisas a se fazer, pouco tempo livre e todos levamos vidas agitadas. Mas quando se tem um ambiente propício, a criança aprende disciplina com o exemplo. E é pelo exemplo que ensinamos no Kaminowaza Dojô. Nossos valores são alinhados com a missão do Instituto de promover uma educação integradora que ajude as pessoas a se desenvolverem plenamente para a felicidade pessoal e coletiva, por meio de práticas físicas, espirituais e trabalho voluntário, com visão do coletivo, em benefício de muitos seres.

Os praticantes do Kaminowaza Dôjô e seus familiares têm a oportunidade de colaborar com os projetos sociais do Instituto, por meio do voluntariado. Todas as atividades do Instituto são mantidas por trabalho voluntário e esta prática é estimulada a todos os praticantes de Aikidô, desde o primeiro dia, em todas as idades. 

Os resultados que observamos nesses jovens se refletem em seu comportamento em casa, com a família, eles passam a ser mais colaborativos e conscientes de suas responsabilidades. Na escola, invariavelmente, eles obtêm uma melhoria nas notas e no rendimento geral.

Os aikidoistas também podem ampliar sua prática dando aulas para outros praticantes, quando atingem um determinado nível de aprendizado. 

As inscrições para 2024 estão encerradas. 

Dúvidas frequentes

Preciso do uniforme (dogi / kimono) para praticar Aikidô?
Não. Você pode começar com uma roupa confortável de ginastica, como camiseta e calça de moletom que permita movimentos sem precisar ficar arrumando a roupa. Se tiver cabelos compridos, prenda e tire todos os acessórios como brincos, joias e piercings, para não se machucar.

Tenho condições especiais de saúde ou limitações físicas, posso me inscrever no projeto?
Sem nenhum problema! Todos temos limites e aprendemos a lidar com eles na prática de Aikidô. Já tivemos praticantes de baixa visão, com doenças autoimunes e baixa mobilidade e eles puderam praticar tranquilamente, evoluindo e ajudando a turma a evoluir também. A prática do Aikidô é harmonização com o ambiente, adaptação de todos os sentidos para trabalhar a energia ki. Logo, enxergar, ouvir, ou falar, não são extremamente necessários.

Onde fica o Kaminowaza Dojô de Aikidô em Florianópolis?
O Kaminowaza Dôjô fica no Sul da ilha de Florianópolis. 

Endereço: Rua Nossa Senhora de Fátima, n. 291 – Areias do Campeche – Florianópolis – SC.
Para saber mais, fale com Altair Sensei, pelo telefone 48 98467-3606 (também pelo WhatsApp).

Onegaishimasu!
お願いします

As inscrições para 2024 estão encerradas. 

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.