Nossa poetisa se foi

Prezados amigos e amigas, é com muito pesar que informo que às 23 horas do dia 14/2/2022, faleceu a matriarca do Instituto Educacional e Cultural Sérgio Murilo Pereira, Dona Maria da Glória Anunciação Pereira, mãe do Sérgio Murilo, que dá nome ao nosso Instituto, e grande poetisa, que deu nome à nossa biblioteca.

Dona Maria da Glória nasceu poetando. Trabalhava com a enxada, cuidando do campo, e a enxada transformou-se em poema. A terra transformou-se em poema. Os campos, as flores, as histórias que ouvia, tudo em que o olho batia e o coração sentia, virava poema.
Criou os filhos, criando poemas. Não sabia ler, nem escrever, mas poemas surgiam, então ela os decorava, para não esquecer. Até que, com os filhos criados, veio a chance de aprender. Só para dar nome às palavras que criava com tanta facilidade:

“Quando a vida ficou mais tranquila minha filha Glorinha chegou com uma novidade: – Mãe, vai ter alfabetização para adultos lá no Centro de Florianópolis, já fiz sua matrícula! Não era seu sonho aprender a ler e escrever? No dia seguinte, fui toda feliz na papelaria. Comprei um caderno, lápis e borracha, sentei na máquina de costura e fiz um estojo de retalhos. Estava muito ansiosa, eu queria muito poder pegar um ônibus e saber onde estava indo sem ter que perguntar para as pessoas o que estava escrito. Queria poder colocar tudo que eu pensava num papel. Queria saber o que estava escrito naqueles livros, queria saber mais de tudo. Poder ler um jornal, uma revista, escrever uma carta para os amigos… Meus filhos e netos ajudavam no começo, desenhar as letras não era fácil. Eu já tinha quase 70 anos! Quando comecei a ler, descobri uma alegria para viver”. (relato da D. Maria, em Crônicas Gastronômicas Histórias, Lugares e Sabores, autora: Karla Regina de Souza, 2017)

Quando D. Maria declamava seus poemas de cor, essa alegria de viver transbordava em seu olhar. E hoje, prestamos homenagem à nossa maior inspiração, poetisa livre, o nome de um espaço especial em nosso Instituto, que acolhe nossos sonhos, como seus versos acolheram a beleza do mundo.

Somos todos sementes de seu exemplo e continuaremos plantando, semeando o mundo que queremos criar, com mais alegria, amor e arte.

Maria da Anunciação Pereira, de 1924 a 2022 iluminando este mundo.

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.