Parabéns aos novos Yudansha!

Dois praticantes do Kaminowaza Dojo receberam seus certificados de Yudansha (faixa preta), no dia 16 de abril de 2022. Marcos Oliveira e Thiago Botelho Galvão já estavam graduados como Yudansha desde 2019, mas a pandemia atrasou o envio dos certificados, que são reconhecidos e despachados do Japão.

No Japão, é a Fundação Aikikai que cuida de reconhecer os exames, certificar e enviar toda a documentação que comprova os graus de faixa preta. Quando o praticante se torna faixa preta, recebe, além do certificado, o Yudansha card, um livrinho parecido com um passaporte, onde ficam registrados os graus de faixa preta e treinos internacionais certificados.

A aprendizagem no Aikidô é avaliada nos exames de graduação. O praticante começa com a faixa branca, passa pelas coloridas (laranja, amarela, roxa, verde, azul e marrom), e depois de, em média, 5 anos de treino constante, tem a oportunidade de se graduar faixa preta. Até a faixa marrom, a graduação é chamada de kyu, sendo o 6º kyu, faixa laranja e 1º kyu, faixa marrom.

Ao se tornar faixa preta, o praticante recebe a denominação Yudansha. Mas não para por aí. O praticante que continua sua evolução no Aikidô, tem a possibilidade de se graduar até o oitavo nível (dan) de faixa preta, sendo shodan, o primeiro dan e hachi dan, o oitavo dan.

Thiago Botelho Galvão (1º dan); Altair Sensei (4º dan); Marcos Oliveira (1º dan)

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.