Hanamatsuri 2023

Nos dias 15 e 16 de abril, a sangha Jizenji, conduzida pelo monge Tokushi liderou as cerimônias de abertura do Hanamatsuri, o festival das flores, no Parque da Luz. O evento, organizado pela Nipocultura, grupo liderado pela nossa querida amiga Hisae Yagura Kaneoya, contou com uma programação variada, que integrou diferentes aspectos da cultura japonesa tradicional e popular, recebendo centenas de visitantes ao longo do sábado e do domingo.

Nos cortejos das cerimônias matinais, o Jizenji contou com a prestigiosa participação dos grupos de taikõ Shyudaiko, de Joinville, no sábado, e Hibikidaiko, de Itajaí, no domingo. E durante o dia, a sangha ficou disponível na tenda central, auxiliando os visitantes a banharem o Buda menino, uma prática tradicional que confere bençãos e relembra o momento do nascimento do Buda Shakiamuni, Sidharta Gautama.

Sidharta nasceu em uma família nobre, seu pai era Rei e quando sua mãe, Maya Devi, o concebeu teve um sonho muito simbólico: um elefante branco com seis marfins entrava em seu ventre. Ela então, percebeu que daria à luz a uma criança abençoada. Perto do fim da gestação, ela estava indo em comitiva para o palácio de seus pais, onde daria a luz, quando começou a sentir o momento do parto. A comitiva então, havia parado em um belo lugar, o jardim de Lunbini, e ali, Sidarta nasceu.

A lenda diz que no momento do nascimento, caiu uma chuva doce sobre a região, e que o menino deu sete passos. De cada passo, brotou do chão uma flor de lótus.

É para relembrar estas lendas que regamos o Buda menino com chá doce e comemoramos seu nascimento no Hanamatsuri (traduzindo do japonês: Hana significa flores; Matsuri, festival).

Foram dois dias auspiciosos, com uma programação extensa com apresentação e oficina de taikô, com os grupos Shyudaiko, Hibikidaiko e Shimadaiko, música com Masashi Murahara (Shamisen e Shakuhachi), com a cantora lírica Masami Ganev e o violonista Igor Ishikawa, oficinas, contação de história, concurso de cosplay e o tradicional Bon Odori, as danças que não podem faltar nos festivais japoneses.

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.