Ação Amigos da Aldeia em novembro

Neste sábado, 25/11, a Ação Amigos da Aldeia esteve na Tekoá Marangatu para mais uma visita com os voluntários do Instituto Sérgio Murilo. Entregamos 312Kg de alimentos, 35Kg de ração para cães, roupas para crianças, bebês e adultos, e dois voluntários, Mariana e Daniel, praticantes da sangha Jizenji, fizeram a diferença, levando a Clínica Veterinária Animaníacos para a aldeia. Desta vez, o foco era castrar os gatos.

Ao longo da semana, conversamos com vários membros e líderes da aldeia, para mobilizar os indígenas. Com ajuda da Professora Beatriz, Professor Floriano e sua esposa, Francisca, foi levantada uma lista de 15 gatos para castração e na hora marcada, as mulheres da aldeia estavam na escola com seus gatinhos para a ação.

Foram 15 tutoras da aldeia, que ajudaram a limpar e organizar a sala, compartilharam informações e receberam instruções para cuidar melhor de seus pets. 12 dos gatinhos levados foram castrados, dos outros três, dois eram pequenos demais para castrar e uma já estava castrada e a tutora não sabia. Maurizia levou sua gatinha, Mimi, que há três meses deu a luz a cinco filhotes. Dois dos filhotes estavam lá, levados por Karina e Fernanda, e foram os dois que não puderam ser castrados por serem muito pequenos.

Keitiely era a indiazinha mais jovem, tutora da gatinha Flora, que cuida junto com seu irmãozinho. Andréia, a indígena mais experiente das tutoras contou que normalmente quem cuida dos bichos são as crianças e elas mesmas que dão nome a eles. Andréia levou sua gata Migalha e tem mais dois cachorros castrados em casa.

Cláudia levou seus dois gatinhos, Dudu e Roque. Ela mora na aldeia há seis meses, chegou com sua família da Argentina e mora na parte alta da aldeia, com mais dez pessoas em uma pequena casa. Quirina, que levou seu gato Tigre, contou que tem um gambazinho de estimação e mais tarde apareceu lá com ele para nos mostrar. O gambazinho se chama Fred e é bem cuidado pelas moças.

Esta ação só foi possível, porque os voluntários do Instituto frequentam a aldeia todo mês, ouvem suas demandas, as atendem quando podem e quando não podem, buscam recursos e parcerias para atender. Assim, unimos os Amigos da Aldeia para que esta rede possa cuidar da aldeia.

Mas não há rede que dure se a própria comunidade não está envolvida. Por isso, a frequência, o ouvir, a ação constante por demanda e o nosso valor central de educação é o que nos guia. O objetivo principal da Ação Amigos da Aldeia é incentivar a educação como um processo de libertação para os indígenas, para que eles próprios aprendam a se organizar e se conectar com outros amigos, organizações e governo, para resolverem suas próprias demandas. Para que eles saiam da aldeia para estudar, se tornarem profissionais capacitados, e voltem para multiplicar este conhecimento e solucionar seus próprios problemas.

A Ação Amigos da Aldeia leva alimentos, roupas, ações emergenciais como as de atendimento veterinários e castração, porque é impossível falar em melhorias, sem atender às necessidades básicas e urgentes.

Nesta entrega, além dos Amigos da Aldeia que já acompanham a gente há um bom tempo, em especial o Jeferson e a Cida da Pisomix Revestimentos, o Chumbinho e sua irmã, Sandra Regina, que assumiu a direção do Restaurante Engenho do Vô, e a Dra. Marina da Clínica Veterinária Projeto Castração, tivemos a grata doação intermediada pela nossa querida amiga Angélica Philippe, da ONG Moradia e Cidadania, no valor de 2 mil reais para a compra de alimentos.

Mas ainda estamos em campanha para arrecadar os 12 mil reais que vão manter a compra de alimentos no próximo ano, pelo menos, o mínimo possível, de R$1000 em alimentos por mês. Vem conhecer esta Ação, participe, doe!

A doações podem ser feitas pelo pix: 23.314.409/0001-88
(CNPJ do ISM)

Aldeia unida é aldeia feliz!

email: inst.sergiomurilo@gmail.com | whatsapp: (48) 98467-3606

Rua Nossa Sra. de Fátima | 291 | Campeche | Florianópolis – SC
CEP 88066-020

2020 © Instituto Sergio Murilo. Todos os direitos reservados.